Calma capitão, é hora do rush...
A Expansão Comercial Marítima Europeia
Essa ideia de congestionamento de caravelas, deve-se ao fato de Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, a partir do século XV e XVI, buscarem novas terras, buscarem áreas extra territorial, gerando o processo das Grandes Navegações.
Essas grandes navegações tiveram vários fatores, entre eles podemos dizer o Avanço Técnico, a invenção da caravela e o aprimoramento de instrumentos náuticos, como a bússola, o astrolábio, quadrante, sextante, que eram instrumentos que davam a localização exata da embarcação, independente da posição do sol ou das estrelas.
Também contribuíram para o processo da expansão marítima, a atração que as Índias exerciam na Europa, especialmente os produtos das Índias, as famosas Especiarias, o cravo, canela, pimenta, nos-moscada, e outros produtos como a seda e metais preciosos, ouro e prata.
Causas da Expansão
- Avanço Técnico;
- Produtos das Índias;
- Monopólio Italiano;
- Centralização política.
Monopólio Italiano
A respeito desse Monopólio Italiano, era aquele controle que as cidades italianas, Veneza, Génova, Florença, exerciam sobre o mar Mediterrâneo. Os produtos das Índias tinham que passar necessariamente pelo mar Mediterrâneo.Daí, outros mercadores da Europa, como portugueses e espanhóis, buscaram uma Rota alternativa para a Índia.
Centralização Política
A centralização política foi o fator mais importante para justificar a expansão marítima. Essas grandes navegações exigem o complexo aparato material, homens, armas, recursos materiais, daí a união do rei e a burguesia. A burguesia financia as grandes navegações, tendo portanto, participação nos lucros, e o rei vai ter dividendos políticos. Portanto, sem a Centralização Política, não tem a expansão. É essa centralização política, que torna Portugal o pioneiro da expansão marítima.
É claro que o avanço técnico é importante, mas se fosse somente esse o fator que justificasse o pioneirismo, seriam as cidades italianas. A posição geográfica também tem um fator importante, mas não justifica, pois nesse caso, seria a Inglaterra, que é uma ilha. Mas na verdade, foram países da Península Ibérica, primeiro Portugal, e depois a Espanha, que saíram na frente na expansão, pois centralizaram politicamente, primeiro que todos.
Portugal, já no século XIV, realizou a sua centralização política, através da famosa Revolução de Avis, onde uma poderosa burguesia mercantil se aliou ao rei, gerando recursos e a possibilidade da expansão marítima.
A Expansão Marítima Portuguesa
No primeiro momento, a conquista de Celta, no norte da África. Depois uma expansão sobre as Ílhas do Atlântico. Depois, conquistou a costa do Atlântico. Em 1487, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança. Em 1498, Vasco da Gama, atingiu as Índias. E a famosa viagem de Cabral em 1500, encontrando o Brasil e depois seguiu viagem até as Índias.
As outras nações chegaram atrasadas no processo de expansão, pois não criaram as condições de centralização política. A Espanha só vai realizar a expansão, após a Guerra de Reconquista, a expulsão dos árabes muçulmanos que desde o século VIII ocupavam o sul da Península Ibérica.
Os reinos cristãos ao norte, Portugal, Castela, Leão e Aragão estão sistematicamente realizando uma guerra contra os muçulmanos que se concentravam no sul da península. A medida que as vitórias sobre os muçulmanos ocorriam, os reinos cristãos se expandiam e se uniam, surgindo três grandes reinos, Portugal, Castela e Aragão.
Em 1469, houve um casamento político, Fernando de Aragão casou-se com Isabel de Castela, surgindo o moderno reino da Espanha. A partir daí, criaram as condições para a expansão marítima espanhola. Cristóvão Colombo recebeu três caravelas, Santa Maria, Pinta e Niña. Acreditava ser possível alcançar o leste, navegando sempre em direção ao oeste, morreu em 1506, acreditando ter encontrado um novo caminho para as Índias, onde na verdade, descobriu um novo continente, continente esse que foi percebido por Américo Vespúcio, em 1501, dái o continente ter sido batizado em sua homenagem, o Continente Americano.
Ao longo do século XVI, Portugal e Espanha vão dividir o mundo entre si. Em 1494, assinatura do Tratado de Tordesilhas, onde uma parte do continente americano vai pertencer a Portugal.
Esse processo de expansão marítima vai trazer várias consequências, entre elas, vamos ter a formação do Sistema Colonial Tradicional, o retorno da escravidão, e o Eurocentrismo.
Consequências da Expansão
- O Sistema Colonial;
- O Escravismo;
- Acúmulo de Capitais;
- Eurocentrismo.
Eurocentrismo
A Europa como referência, principal ponto de referência econômica, social, cultural e política, pelo menos até a 2º Guerra Mundial. Por exemplo, na América, o idioma, são todos europeus. O sistema econômico utilizado na América, o Capitalismo, também se desenvolveu a partir da América. Uma das negações desse sistema, é o Socialismo, que também se desenvolveu na América.
Acumulação Primitiva de Capitais
Primitiva, pois foi a primeira forma que o capital encontrou para se auto-reproduzir, através das trocas mercantis. E primitiva da forma como essa auto-reprodução ocorreu, dizimando e ocupando outro continente, e tornando escravos, a população do continente africano, primitivo também nesse aspecto.
A Viagem de Vasco da Gama
A viagem de Vasco da Gama foi muito importante. Ela gerou 1400% de lucro à Portugal.